Nos papos de hoteleiros anteriores, ficou claro que minha experiência profissional não está na área de criação de sites. Mas isso não significa que minha empresa não faça.

Ao longo dos últimos quatro anos, pessoas satisfeitas com minha prestação de serviço na área de sistema de hotelaria com CRM, mas insatisfeitas com os prestadores de seus sites, começaram a me questionar sobre desenvolvermos sites.

Sempre me senti honrado pela confiança dos meus clientes, e mesmo não sendo profissional dessa área, mas sendo hoteleiro também, resolvi fazer um trabalho sobre como contratar esse serviço.

Cheguei à conclusão que um site de hotel ou pousada precisa ter: Projeto inicial; Dinamismo; Integração.

Projeto Inicial: Fazer um projeto antes de iniciar a construção das páginas é importante para preservar o valor do investimento. Fazendo um paralelo com a construção de uma casa, o projeto de um site pode ser comparado ao projeto civil. Ninguém sai construindo uma casa ou prédio sem discutir inicialmente com seu engenheiro ou arquiteto como ficará a obra no final. Mas qual profissional é capacitado para fazer um projeto de site? O profissional de marketing é o mais indicado para fazer o projeto, e muitos pontos por ele são levantados, como:
Concretizar a venda: quase todos novos hóspedes escolhem seus hotéis ou pousadas vendo o site antes. O cliente pode ter indicações, ver suas publicidades, mas o site fará com que confirme ou desista do seu estabelecimento;
Representação fiel do estabelecimento: o site precisa passar uma expectativa que o hóspede irá confirmar durante sua estadia. Se a expectativa é superada, significa que o site não está mostrando seu potencial, e se a expectativa não é atendida, seu site pode estar fazendo propaganda enganosa;
Público-alvo: seu cliente é o turista da terceira idade? Surfistas, altos executivos, empresários ou outros? O site precisa atrair seu potencial cliente e dispensar o não desejável;

Diferenciais: quais são as características que diferenciam o seu estabelecimento dos demais e destacá-las. Estes são alguns exemplos de pontos que o profissional de marketing irá discutir durante o projeto.

Com o projeto pronto um web-designer construirá as páginas do site. Um site sem um projeto é o mesmo que uma casa sem plantas, o resultado final pode ser desastroso.

Dinamismo: Após a publicação do site na Internet, as atualizações são frequentes, como:
Divulgação de pacotes e promoções; Notícias da região; Agenda de eventos; Melhorias estruturais, etc.

Atualizar essas informações é importante para captar novos visitantes. Por exemplo, escrever sobre um evento que irá ocorrer em sua cidade. O cliente, através do Google ou outro buscador, irá pesquisar o evento e seu site irá aparecer. Se o texto atender a necessidade do internauta provavelmente efetuará a reserva e indicará o site para outras pessoas. A atualização das informações não pode depender de um(a) web-designer. O site precisa funcionar com uma ferramenta que o próprio usuário faça as atualizações. Integração: O site é um meio de comunicação entre o hotel/pousada e os clientes. Se o cliente precisar saber informações de sua reserva, extrato de conta durante a hospedagem ou outras informações pertinentes, irá acessar o site. Comparando com os bancos, quando um correntista precisa consultar o extrato ou saldo, a primeira coisa a fazer é acessar o site do banco. Para o site ter as informações do cliente, é necessário estar integrado com o sistema de gestão hoteleiro.

Conheça nossos trabalhos nessa área. No término do trabalho de como contratar uma empresa para fazer sites, encontrei pessoas e estruturamos nossa empresa. Atualmente contamos com profissionais de marketing e webdesigner para reproduzir fielmente a proposta de trabalho, e oferecer uma ótima relação custo benefício.

Montamos o projeto, construímos as páginas, treinamos os usuários para as atualizações e usando nosso software de hotelaria para garantimos a integração.

Solicite uma proposta e referências. Saiba Mais!