Todo negócio para ter sucesso precisa ter um eficiente controle financeiro. Precisa investir em obras, compras de equipamentos, publicidade, buscar financiamentos ou investidores e, ao não gerenciar tudo isso, corre-se o risco de o negócio não dar certo.

Para um hotel ou pousada não poderia ser diferente. No caso dos meios de hospedagens fica bem claro duas áreas: gerenciamento de reservas e de recepção, e a área financeira.

A primeira cuida da parte de vendas e gestão de hóspedes. A segunda cuida do fluxo de caixa.

Claro que a separação em duas áreas não significa que toda pousada precisa ter no mínimo dois gerentes. Uma pequena pousada é gerenciada por uma pessoa que precisa reconhecer a existência dessas duas áreas. Com foco no gerenciamento financeiro, identificamos os hoteleiros proprietários em quatro grupos:

  1. Controle financeiro sem aquisição de software;
  2. Controle financeiro manual e aquisição de software para reservas e recepção;
  3. Controle financeiro via software integrado com as reservas e recepção;
  4. Não possui controle financeiro.
O primeiro grupo são as pessoas que fazem o controle financeiro no papel, mas essa forma não vem dando muito certo ao longo do tempo. Sempre com vários tipos de problemas, desde a sua praticidade e criação de relatórios até a consistência de dados. Mudar para um sistema de controle financeiro integrado de reservas e recepção significaria um passo fundamental para dar continuidade ao negócio. O hoteleiro teria maior controle sobre todos os seus movimentos, diminuindo consideravelmente erros e fraudes do seu estabelecimento.

O segundo grupo são as pessoas que fazem seu controle financeiro no papel e conseguem separar esse controle da gestão de reservas e recepção. Por insegurança não automatizam seu controle financeiro, mas aceitam os serviços de software para controlar as reservas e recepção. Nesse caso, o diagnóstico seria o hoteleiro desenvolver uma relação de confiança com uma empresa parceira. Aqui na TDF WEB do Portal Tô de Férias tudo é muito transparente, inclusive contratualmente, com segurança e sigilo absoluto sobre todas as transações de clientes.

O terceiro grupo são as pessoas familiarizadas com tecnologia e se sentem confortáveis para escolher um fornecedor para gerenciar as reservas, recepção e financeiro. Esse grupo já está mais avançado em relação aos sistemas existentes. O que falta é criar um relacionamento de parceria com o fornecedor de sistema, saber diferenciar um sistema padrão com um sistema que possui assessoria. Na TDF WEB, além do hoteleiro ser atendido por consultores que resolvem o problema na hora em que ele mais precisa, ele ainda recebe informações e dicas para manter alta a sua taxa de ocupação e governança.

O quarto grupo são as pessoas que não conseguem fazer o seu controle financeiro. Muitas vezes não é por falta de conhecimento, e sim por falta de disciplina em reservar um determinado tempo do dia para cuidar da parte financeira. Nesses casos, os nossos consultores passam técnicas que facilitam a sua aplicação.

Boa parte dos meios de hospedagens está no segundo grupo, usando um software para gerenciar as reservas e recepção, e mantendo o controle financeiro em livros ou planilhas eletrônicas. Esse grupo motivou as empresas de softwares a criarem variações dos seus produtos, tendo versões apenas para controlar reservas e recepção e outras com mais recursos envolvendo o financeiro.

O problema é que para fazer mais de uma versão, algumas empresas desenvolvem pacotes de softwares separados e que precisam ser integrados. Na integração entre módulos e sistemas é comum ocorrer uma infinidade de erros, geralmente durante a operação do cliente, gerando insatisfação e um desgaste enorme. Históricos de implementações de módulos financeiros mal sucedidas contribuem com a insegurança dos empresários em automatizar seus controles financeiros.

Sabendo de todos esses problemas, A TDF WEB desenvolveu uma plataforma com foco em soluções e parceria para o setor da hotelaria. Entramos nos hotéis e pousadas porque nosso produto tem o diferencial de ser on-line e com toda a orientação de negócio, para o hoteleiro ter sempre suas contas previsíveis, métodos de aferição, relatório e ferramentas para aumentar a taxa de ocupação.

Faz parte da nossa plataforma o controle financeiro, sem a necessidade de módulos, integrações e aumento de custo. Neste caso, é tão fácil que a grande maioria dos hoteleiros TDF WEB decidem utilizar a ferramenta. A satisfação é plena, e muitos hoteleiros que já tiveram experiências ruins, deram depoimentos falando que o nosso financeiro é um diferencial em relação aos outros softwares de hotelaria.

Faça um teste gratuito do sistema TDF para seu gerenciamento financeiro e obtenha mais sucesso no seu negócio. Clique aqui!