Antes de responder a esta pergunta, vou falar sobre três pontos importantes para hotelaria: Conquistar novos clientes; Receber seus clientes e atender todas as suas necessidades;

Manter relacionamento garantindo retorno e indicações. Para conquistar novos clientes o hoteleiro precisa usar as publicidades, atrativos da região (turística e/ou negócios), parcerias com agências de viagens, vendas coletivas, etc. Receber seus clientes significa: a. Oferecer uma estrutura física compatível com a própria casa do cliente. Informação importantíssima para escolher o público alvo, pois interfere no conforto e nas escolhas de colchões, duchas, decoração, mobílias, ambientes comuns, etc;

b. Atender o mais rápido possível às solicitações dos clientes, incluindo a entrada (check-in), consumações, emergências, prestação de serviço e saída (check-out);

c. Estar sempre disponível com o tempo que o cliente achar necessário para atendê-lo, e bater um bom papo. Manter relacionamento antes, durante e depois das estadias:

a. O cliente deve ser um amigo do estabelecimento, e amigos são lembrados nas datas comemorativas, nas notícias pertinentes aos seus interesses, convites, etc;

b. Ouvir o cliente e sempre responder adequadamente. Receber as críticas e melhorar constantemente os serviços. Receber os elogios e mostrar para o público o que estão falando do seu estabelecimento. Um bom relacionamento gera retorno e indicações para novos clientes.

Agora eu posso responder a pergunta, o que é eficiência hoteleira? Executar os três pontos da melhor forma possível e pelo menor custo.O hoteleiro precisa:
Focar nos três pontos;
Passar para seus funcionários a importância de cada ponto gerando sinergia entre eles;
Ter parceiros que pensem da mesma forma. Eu entro como um parceiro que pensa da mesma forma.


Enquanto a maior parte das empresas de software pensam em vender seus sistemas e ser mais uma despesa para seu estabelecimento, minha empresa pensa diferente. Trabalhamos com o objetivo de melhorar a eficiência hoteleira.

Vamos rever os três pontos: Conquistar novos clientes:contribuímos com os hotéis através do nosso portal turístico, www.todeferias.com.br. Não temos conhecimento de outra empresa de software preocupada com a publicidade de seus clientes;

Receber bem seus clientes: ajudamos a eficiência sendo o mais rápido possível no atendimento. Enviamos ficha eletrônica para o hóspede preencher seus dados de forma online e ainda antes da sua chegada, evitando uso de papel e ganhando tempo na entrada.

A cada consumação mandamos para o cliente o extrato de sua conta, deixando a rotina transparente e ganhando tempo na saída; Manter Relacionamento: automatizamos e-mail para aniversariantes, convite para o cliente retornar após 11 meses, ferramenta de mala direta personalizada com o nome do cliente e, o principal, pesquisa de satisfação eletrônica. Através da pesquisa eletrônica o cliente fala com o hotel ou pousada.

As críticas irão contribuir para melhorar os serviços e os elogios serão vistos em nossa publicidade e no site do estabelecimento.

Reflita se seu estabelecimento está sendo eficiente e se o parceiro de gestão está preocupado com a sua eficiência. Talvez esteja executando bem os três pontos, mas o custo pode estar alto. Fazer publicidade, sistema e relacionamento com fornecedores diferentes aumenta o custo e reduz a eficiência.

Vamos marcar uma visita e continuar esse papo? Aguardo seu contato!